Os agrotóxicos são produtos químicos, físicos ou biológicos utilizados no setor de produção na maior parte dos alimentos, com a finalidade de exterminar insetos e ervas daninhas nas plantações.

Na literatura, os agrotóxicos têm sido associados com provável risco carcinogênico em humanos (como mostra a tabela abaixo). Além de efeitos agudos como: irritação na pele, ardência, desidratação, alergias, tosse, coriza, dor no peito, dificuldade de respirar, dor no estômago, náuseas e vômitos.

 

 

Desta forma, aconselha-se a preferência pelo consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos, sempre que possível. Contribuindo para uma alimentação mais saudável, além da preservação do meio ambiente e da agricultura familiar.

É neste ponto que entra a CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), mas antes, vamos dar algumas dicas para quando não for possível optar por alimentos orgânicos:

1) Sazonalidade 

Opte por frutas, legumes e verduras que sejam da época.

2) Localidade

Opte por alimentos de sua região, pois quando os alimentos percorrem grandes distâncias, normalmente são pulverizados pós-colheita e possuem alto nível de contaminação por agrotóxico.

3) Diversidade

Evite a monotonia alimentar e, sempre que possível, rotacione os alimentos.

4) Higienização
Nunca abra mão de realizar este passo fundamental. Deixe frutas, legumes e verduras em uma bacia, cobertos com solução clorada, de 10 a 15 minutos.

Solução clorada: Água sanitária com 1,0% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio de 1,0% – 2 colheres de sopa do produto para cada litro de água própria para consumo.

Voltando para a Comunidade que Sustenta a Agricultura, a mesma se baseia na relação direta entre consumidores e agricultores, no comprometimento mútuo e a longo prazo e na partilha de riscos e benefícios. 

Os alimentos que são produzidos na CSA são isentos de agrotóxicos, respeitando o meio ambiente e a saúde, tanto do agricultor quanto do consumidor.

As hortas geralmente se situam próximas aos locais de entrega, com a finalidade de acessibilidade à visita do consumidor e menor poluição decorrente ao transporte.

Os produtos são produzidos levando em consideração a sazonalidade, sempre frescos e sem conservantes.

A CSA está espalhada por todo Brasil e você pode encontrar uma perto de sua localidade, basta acessar o site.