Fim de ano é aquela época que não temos muito controle sobre o que comemos. Seja porque fazemos nossas comemorações fora de casa, seja porque juntamos com amigos e família e cada um traz um prato diferente. Pensando nisso, o Blog do WebDiet vai te ajudar com algumas estratégias para se alimentar fora de casa sem sair da dieta.

1- Atenção com os molhos: reduza ou controle a quantidade deles no seu prato

Atenção na adição de molhos e também com os molhos que já vem adicionados em pratos. Eles, além de aumentar as calorias da preparação, normalmente possuem teor elevado de sódio, gordura e aditivos químicos. Extrapolar as suas necessidades calóricas com esse tipo de alimento além de não gerar saciedade, fornece calorias nutricionalmente pobres.

2- Busque comer em pratos menores

Os pratos de jantar de hoje são, em média, 44% maiores do que eram na década de 1980. Pratos maiores foram associados a porções maiores, o que significa que as pessoas têm maior probabilidade de comer em excesso. Além disso, um estudo descobriu que pessoas com pratos maiores em um buffet comeram 45% mais comida do que aquelas que usaram pratos menores, mostrando como é possível ocorrer essa distorção visual das quantidades dependendo do recipiente que você come.

3- Que tal uma salada antes do prato principal?

Iniciar a refeição com uma entrada de baixa caloria, como uma sopa ou salada, pode te ajudar a comer menos na refeição principal por regular a saciedade. Além de, no caso da salada, contribuir para um menor impacto glicêmico da refeição principal, pela presença das fibras e dessa ordem de ingestão alimentar.

Um estudo publicado na revista “Appetite”, em 2007, observou que tomar sopa antes de uma refeição principal pode reduzir o número total de calorias que você ingere.

4- Coma um pouco mais devagar

Dedicar seu tempo para a refeição e mastigar lentamente pode te ajudar a se sentir saciado(a) mais rapidamente, o que pode fazer com que você coma menos e evite excessos.

Se você tem tendência a comer com pressa, tente colocar o garfo e a faca na mesa entre as garfadas ou contar o número de vezes que mastiga a comida. O WebDiet tem materiais sobre Mindful Eating e como exercitar o comer consciente, disponíveis para os assinantes.

Lembrando, que nesse fim de ano a melhor dica de todas é buscar o equilíbrio e, acima de tudo, ser feliz com as próprias escolhas, sem terrorismo e também sem libertinagem, com sabedoria, verdade e propósito! Na verdade, você pode aproveitar essas dicas o ano inteiro: quando for viajar ou até no horário de almoço no dia a dia do trabalho.

Referências:

Wansink, Brian, and Koert Van Ittersum. “Portion size me: Plate-size induced consumption norms and win-win solutions for reducing food intake and waste.” Journal of Experimental Psychology: Applied 19.4 (2013): 320.

McClain, A. D., et al. “Visual illusions and plate design: the effects of plate rim widths and rim coloring on
perceived food portion size.” International Journal of Obesity 38.5 (2014): 657-662.

Wansink, Brian, Koert Van Ittersum, and James E. Painter. “Ice cream illusions: bowls, spoons, and self-
served portion sizes.” American journal of preventive medicine 31.3 (2006): 240-243.