O couro cabeludo humano contém aproximadamente 100.000 folículos capilares. Destes, 90% estão na fase anágena (fase de crescimento capilar), necessitando de elementos essenciais, como proteínas, vitaminas e minerais, para produzir cabelos saudáveis com eficiência.

As pessoas comumente questionam sobre a suplementação de vitaminas e minerais e o planejamento dietético como meio de prevenir ou controlar doenças dermatológicas e, em particular, queda de cabelo. Responder a essas perguntas é frequentemente desafiador, pois as evidências que existem sobre o assunto são, por vezes, conflitantes.

Vitamina A e queda de cabelo

A vitamina A representa um grupo de retinóides solúveis em gordura e desempenha muitas funções no corpo: é crucial para a visão, está envolvida na função imunológica e é necessária para o crescimento e diferenciação celular.

A vitamina A é armazenada no fígado, onde também é regulada. Quando os níveis estão demasiadamente altos, a capacidade do sistema de transporte é excedida e a vitamina A vai para a circulação. Manter a homeostase e a concentração adequada do metabólito ativo é importante para o cabelo saudável.

Como regra geral, o consumo excessivo de vitamina A pode causar queda de cabelo. E quando excede o limite diário recomendado de aproximadamente 10.000 UI por dia pode levar à toxicidade.

Em um relato de caso, um homem de 60 anos que estava tomando suplementos de vitamina A em excesso apresentou alopecia frontal e central sem cicatrizes, bem como diminuição dos pelos pubianos e axilares. O paciente também relatou alterações distróficas nas unhas e erupção cutânea eritematosa. Tomadas em conjunto, essas mudanças foram simultâneas a toxicidade do medicamento que se alinhou com o consumo excessivo de vitamina A pelo paciente.

Vitaminas do complexo B e queda de cabelo

O complexo de vitamina B inclui oito substâncias vitamínicas solúveis em água que auxiliam no metabolismo celular. As doses diárias recomendadas dessas vitaminas podem ser alcançadas através de uma alimentação balanceada e apenas as deficiências de riboflavina, biotina, folato e vitamina B12 foram associadas à queda de cabelo.

A vitamina B2 (riboflavina) é um componente de duas coenzimas importantes: flavina mononucleotídeo (FMN) e flavina adenina dinucleotídeo (FAD). FMN e FAD representam 90% da riboflavina dietética, e ambas desempenham papéis no desenvolvimento e função celular, metabolismo de gorduras e produção de energia. O corpo armazena apenas pequenas quantidades de riboflavina no fígado, coração e rins, e sua deficiência pode causar queda de cabelo.

A vitamina B7 (biotina) é um cofator para cinco carboxilases que catalisam as etapas do metabolismo de ácidos graxos, glicose e aminoácidos. A biotina também desempenha papéis na modificação das histonas, sinalização celular e regulação gênica. Embora os sinais de deficiência de biotina incluam perda de cabelo, erupções cutâneas e unhas quebradiças, a eficácia da biotina em suplementos para cabelo, pele e unhas como meio de remediar essas condições não é suportada em estudos de grande escala.

Na verdade, apenas relatos de casos foram usados para justificar o uso de suplementos de biotina para o crescimento do cabelo. Esses relatos de caso ocorreram em crianças e descobriu-se que 3-5 mg de biotina por dia melhorou a saúde do cabelo após 3-4 meses em crianças com síndrome do cabelo impenteável.

Um artigo de revisão recente avaliando a biotina e seu efeito no cabelo humano encontrou 18 casos relatados de uso de biotina no cabelo e nas unhas. Todos esses 18 pacientes tinham causas subjacentes de deficiência de biotina e, uma vez tratados com suplemento, mostraram melhora clínica em um período de tempo variável.

Pesquisadores em outro estudo investigaram o nível sérico de biotina em 541 mulheres com queixa de queda de cabelo (faixa etária de 9 a 92 anos). Níveis baixos de biotina (<100 ng/L) foram encontrados em 38% dessas participantes.

O folato age como uma coenzima na síntese de ácidos nucléicos e no metabolismo de aminoácidos e sua deficiência pode causar alterações no cabelo, na pele e nas unhas.

A vitamina B12 é necessária para a síntese de DNA, função neurológica, formação de glóbulos vermelhos e atua como cofator da metionina sintase e, portanto, afeta a síntese de quase 100 substratos, incluindo DNA, RNA e proteínas.

O papel do folato e da vitamina B12 na produção de ácido nucléico sugere que possam desempenhar um papel no folículo piloso altamente proliferativo. No entanto, poucos estudos até agora abordaram a relação entre essas vitaminas e a queda de cabelo. Autores turcos investigaram o nível de folato em 43 pacientes com Alopecia Areata (AA) e 36 pacientes controle saudáveis e não encontraram diferenças significativas nos níveis séricos de folato e vitamina B12 entre os indivíduos do grupo AA e os do grupo controle saudáveis.

Um estudo incluindo 29 pacientes com AA que envolveu > 20% do couro cabeludo mostrou que as concentrações médias de folato nos glóbulos vermelhos foram significativamente menores no grupo de pacientes do que nos controles e significativamente menores em pacientes com alopecia total/alopecia universalis do que em pacientes com perda de cabelo irregular.

Vitamina C e queda de cabelo

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma vitamina solúvel em água e um potente antioxidante que evita a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade e os danos dos radicais livres. Também atua como um mediador redutor necessário para a síntese das fibras de colágeno por meio da hidroxilação de lisina e prolina.

A vitamina C desempenha um papel essencial na absorção intestinal do ferro devido ao seu efeito quelante e redutor, auxiliando na mobilização do ferro e na absorção intestinal. Portanto, a ingestão de vitamina C é importante em pacientes com queda de cabelo associada à deficiência de ferro.

Embora a deficiência de vitamina C esteja tipicamente associada a anormalidades nos pelos corporais, não há dados correlacionando os níveis de vitamina C e a queda de cabelo.

 

Referências:
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