Você sabe o que é resiliência? Resiliência significa superar as dificuldades; significa mesmo com falhas ser capaz de recomeçar, se adaptar e a partir daí crescer em meio a situações novas ou difíceis. Todos nós temos objetivos, que vão da nossa vida pessoal à profissional, e muitas vezes, esses objetivos não são alcançados da forma que esperávamos, ou na velocidade que queríamos. Saber lidar com esses contratempos é um grande auxílio para persistir e conseguir chegar ao objetivo final. Uma técnica que ajuda a evitar contratempos, ou a se reestruturar diante deles, é o estabelecimento prévio de metas. Estabelecer metas ajuda no planejamento, na organização e na projeção daquilo que se espera alcançar. É como um caminho das pedras que você sabe que tem que seguir, e a visualização de cada pedra deixada para trás ajuda a motivar e entender o que ainda falta para chegar onde deseja.   

Mas o que isso tem a ver com nutrição?

Todo ser humano tem anseios, vontades e propósitos, e na vida alimentar isso não é diferente.

Pacientes que procuram atendimento nutricional possuem objetivos, sejam eles emagrecimento, ganho de peso, mudança da composição corporal ou reeducação alimentar. O nutricionista tem o papel de manter firme o propósito de seu paciente, lembrar o objetivo que ele deseja alcançar e motivá-lo para cumprir seu propósito. 

Nesse momento estabelecer metas é fundamental. As metas são importantes porque ajudam a projetar o futuro, definir aquilo que seu paciente espera do seu trabalho, além de direcionar tempo e energia para as áreas que importam.

Porém, muitas vezes o objetivo estipulado é irreal, ou está fora de um alcance rápido, frustrando e desanimando o paciente. Nesse caso, relembre a ele sempre que puder que a dedicação, a persistência e a resiliência são de extrema importância e que, afinal, o resultado depende da dedicação dos dois lados – nutri e paciente. Com metas a curto prazo, seu paciente continuará motivado, por estar cumprindo com o planejado, estipulando então, novas metas a médio e longo prazo, aumentando a adesão até que ele alcance seu objetivo final.

Pensando nisso, o WebDiet criou a funcionalidade Planejamento de Metas, para ajudar a traçar os objetivos e acompanhar a evolução de cada paciente.

Como utilizar o planejamento de metas com o paciente?

1 – Faça uma anamnese profunda e conheça seu paciente 
2 – Entenda o objetivo do seu paciente
3 – Escolha a primeira meta a ser alcançada
4 – Acompanhe e incentive o paciente através do “Notas Compartilhadas.”