Você provavelmente já ouviu de falar em Marketing. Mas você sabia que é possível aplicar estratégias de marketing digital na Nutrição? Queremos ajudar os nutricionistas a se posicionarem profissionalmente também nas redes. Por isso, nesta publicação fizemos um passo a passo apresentando as estratégias mais básicas e, ao mesmo tempo, necessárias para você conseguir se situar e impulsionar a sua presença no ambiente virtual.

1 – Planejamento

O primeiro passo de uma estratégia de marketing é pensar: qual seu objetivo? A partir dessa resposta é possível desenvolver um planejamento que determine os meios e as etapas para chegar ao seu objetivo final. Feito isso, você terá preparado seu “plano de marketing”.

O planejamento é essencial e não deve se limitar ao início da sua atuação nas redes. Já tendo iniciado sua página, você pode fazer um plano de postagens semanal. Por exemplo, direcionar a cada dia um estilo de postagem.

Já tendo seu objetivo e o planejamento de postagens, como conseguir seguidores?

Antes de tudo, é importante entender que não adianta ter uma conta comercial e somente visualizar os dados. É fundamental, também, entender o que mais atrai a atenção do seu público e trabalhar em cima disso para melhorar as suas ações na rede. Analisar o público que você quer conquistar é o primeiro passo para conseguir lançar estratégias e postagens que consigam, efetivamente, alcançá-lo.

2 – Apresentação

A aparência, na verdade, importa muito. Pensar na paleta de cores na sua apresentação online, seja em um site ou no Instagram, é de extrema importância. Pensar em como seu conteúdo vai aparecer para o público é essencial. Um feed organizado é isso, uma página bem estruturada que seja, ao mesmo tempo, intuitiva e que chame a atenção. Manter um padrão de postagens e cores fixas cria para você a chamada identidade visual, que te ajuda a se caracterizar e se destacar dos demais.

3 – Regularidade

Fazer vídeos, textos ou quaisquer outras postagens algumas vezes e depois ficar um longo tempo sem alimentar a sua plataforma com novos conteúdos transmite falta de cuidado e de compromisso. Assim, se propor a uma estratégia de marketing é também se propor a um compromisso com seu público.

Não existe um número mágico e definido de postagens, você precisa analisar a sua disponibilidade e a aceitação dos seus seguidores e, então, definir uma quantidade de publicações, para que não fique nem insuficiente, nem sufocante.

4 – Conteúdo

Qual seu diferencial? O que você sabe e considera que seja importante para que seu público também fique por dentro? Explore aquilo que te faz único!

É muito importante também passar uma mensagem clara. Ainda que você entenda muito de um assunto, se não conseguir explicá-lo para seus usuários, a sua proposta será falha. Além de se preocupar em trazer um conteúdo seguro e relevante, a forma de apresentar a mensagem é extremamente importante. Conteúdos simples e objetivos funcionam tanto para chamar atenção do seu público, quanto para alcançar um maior número de possíveis seguidores.