Afinal, você sabe para que serve o rastreamento metabólico?

Criado pelo Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional, o rastreamento metabólico é uma ferramenta utilizada para investigação aprofundada dos sinais e sintomas do paciente, possibilitando ao nutricionista, a coleta de informações pertinentes para possível associação com deficiências nutricionais e tomada de decisão, a fim de diminuir as ocorrências relatadas.

O formulário traz perguntas relacionadas aos variados sistemas fisiológicos, como: digestivo, reprodutor, endócrino, cardiovascular, urinário, respiratório, dentre outros.

Com o rastreamento metabólico é possível:

  1. Modular os sinais e sintomas;
  2. Melhorar os parâmetros fisiológicos;
  3. Melhorar a qualidade de vida;
  4. Corrigir excessos e carências nutricionais.

O resultado do questionário juntamente com a avaliação nutricional durante a consulta direcionam a conduta do nutricionista de forma mais assertiva.

Além disso, o nutricionista pode determinar um período para novo preenchimento do questionário com intuito de avaliar os sinais e sintomas em momentos diferentes, bem como a análise da pontuação obtida em cada um desses momentos, e assim direcionar a conduta nutricional de forma mais específica.

Vale ressaltar que o rastreamento metabólico não serve como diagnóstico clínico, e sim, como uma ferramenta para investigação precoce de potenciais gatilhos para que sinais e sintomas se manifestem, com intuito de minimizá-los.

Com o WebDiet você consegue enviar o link do rastreamento metabólico antes mesmo da consulta e já ter uma noção de do estado metabólico de seu paciente. Para utilizá-lo, basta acessar a aba Consultório > Pré-consulta > Questionário de rastreamento metabólico.