Em nossa publicação anterior sobre o consumo de álcool e seus impactos na saúde, destacamos a relação deste consumo com seus possíveis prejuízos pessoais, sociais e econômicos. O uso desmedido de álcool, como abordado na publicação anterior, pode alcançar problemas que vão desde acidentes de trânsito e comportamentos violentos, até propensão a diversos tipos de câncer e transtornos mentais, como depressão e ansiedade.

Para pessoas que possuem o hábito de beber, a educação nutricional surge como uma possível ferramenta para orientá-las quanto aos prováveis prejuízos e também quanto aos potenciais benefícios da moderação do consumo, assim como da sua exclusão.

Se for beber, por que não de maneira moderada?

As Diretrizes Dietéticas para Americanos definem consumo moderado de álcool como até 1 drink/dose por dia para mulheres e até 2 drinks/doses por dia para homens. As mesmas diretrizes consideram que 1 drink/dose contém 17,7ml (aproximadamente), ou 14,0 gramas de álcool puro, que é equivalente a cerca de:

– 240ml de licor de malte (teor alcoólico de 7%);
– 355ml de cerveja (teor alcoólico de 5%);
– 150ml de vinho (teor alcoólico de 12%);
– 45ml de licor ou bebidas destiladas (teor alcoólico de 40%): como gim, vodka e uísque.

Além disso as Diretrizes Dietéticas para Americanos desencorajam o início do uso por qualquer motivo e recomendam a exclusão por gestantes, ou em caso de suspeita de gravidez. Também incentivam o não-consumo por menores de 21 anos (na legislação brasileira o acesso legal se dá a partir dos 18 anos), em caso de certas condições médicas e com o uso de algumas classes de medicamentos. Do mesmo modo, para quem estiver dirigindo, que planeje dirigir, ou participar de outras atividades que exijam habilidade, coordenação e atenção.

É papel do profissional de saúde alertar, conscientizar e orientar as pessoas sobre o consumo de álcool. Algo que há séculos é culturalmente aceito, mas que possui muitos impactos diretos e indiretos em nossa sociedade.

 

Referências:
U.S. Department of Health and Human Services and U.S. Department of Agriculture. 2015 – 2020 Dietary Guidelines for Americansexternal icon. 8th Edition, Washington, DC; 2015.

Centers for Disease Control and Prevention. Alcohol Use and Your Health. Available at http://www.cdc.gov/alcohol/fact-sheets/alcohol-use.htm.

Room, Robin, Thomas Babor, and Jürgen Rehm. “Alcohol and public health.” The lancet 365.9458 (2005): 519-530.

World Health Organization. Global status report on alcohol and health – 2014. Geneva, Switzerland: World Health Organization; 2014.

World Health Organization. Global status report on alcohol and health 2018. World Health Organization, 2019.