É um fato que ser nutricionista requer atualização científica constante. Todos os dias há alguma novidade no ramo da Nutrição ou algo novo que foi descoberto pelos cientistas e que ainda não faz parte dos livros históricos que são utilizados na faculdade.

Quais ferramentas utilizar? Onde encontrar bons artigos?

Antigamente, só se tinha a oportunidade de ter os artigos de forma impressa. Hoje em dia, com o avanço tecnológico, as publicações científicas passaram a ser, em sua maioria, disponibilizadas de forma online.

Abaixo reunimos alguns sites que disponibilizam artigos de revistas científicas, teses, livros, anais de congressos e conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais, podendo ser de livre acesso (Open Acess) ou acesso pago.

1) LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde):
Base de dados cooperativa do sistema BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde).

2) SciELO (Scientific Electronic Library Online):
Parceria da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), BIREME e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico.

3) PubMed:
Foi desenvolvido pelo U.S National Institutes of Health e administrada pelo Nacional Center for Biotechnology information (NCBI). O PubMed abrange o MEDLINE.

4) COCHRANE:
Base de dados de evidências na area da saúde. Inclui revisões sistemáticas da colaboração Cochrane, ensaios clínicos, estudos de avaliação econômica em saúde, informes de avaliação de tecnologias de saúde e revisões sistemáticas resumidas.

5) Web of Science:
Web of Science é mantido pela companhia Clarivate Analytics.

6) Banco de teses da capes:
Teses e dissertações defendidas no Brasil a partir de 1987.

7) Scopus:
Produzido pela editora Elsevier. Permite verificar artigos mais citados e algumas métricas. Para busca de artigos científicos e buscas avançadas é necessário ser assinante ou utilizar conexão de uma instituição assinante.

8) CINAHL (The Cumulative Index to Nursing): 
Base de dados dedicada a enfermagem, mas também com artigos de áreas da saúde correlatas. Acesso por assinatura.

 

Para assuntos pontuais como: fisiologia, bioquímica, nutrição, você pode utilizar livros para ter uma base. Algumas indicações abaixo:

  • Tratado de Fisiologia Médica, Guyton e Hall
  • Bioquímica básica, Marzzoco e Torres
  • Harper Bioquímica Ilustrada, Lange
  • Princípios de Bioquímica de Lehninger, Nelson e Cox
  • Krause Alimentação, Nutrição e Dietoterapia, Mahan, Escott-Stump e Raymond.

Não esqueça: Atualização profissional faz parte da carreira de Nutricionista!